quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cheguei!


Cheguei! Foi-me dada a "vantagem" de poder observar como tudo é por terras do Zédu (o sr. Presidente José Eduardo dos Santos) antes de, de facto e de malas&bagagens, assumir este país como residência. Sairei daqui mais informado e, correndo tudo como o previsto, para cá viajarei dentro de poucas semanas...para ficar! Até quando? Só Deus sabe...e eu feliz!
Pois é, já começo a pensar com sotaque Mwangolé e ainda agora cá cheguei...o que influencia a escrita. Desculpem...
Estamos em Agosto, terceira semana, e cá vim parar durante uns dias para absorver ideias e conhecer o território, as pessoas, os negócios, o trânsito, o clima...os restantes pulas (nome dado aos portugas que para cá vêm), os candongueiros, os senhores agentes da autoridade, entre tantas outras coisas.
Cheguei segunda-feira de madrugada, voo TAAG. Confesso que fiquei surpreendido pelo número de horas necessárias para cá chegar...7h30 de voo (valha-nos as vicissitudes do emprego que me trouxe em executiva...).
Hoje é quarta-feira! Isto é, demorei 3 dias até conseguir tempo mental para escrever...estou a ver que o projecto deste blog vai ser menor que o pensado. E não o digo porque não me sobra tempo para pensar ou nada tenho para contar. Não, nada disso. O problema é não encontrar a fórmula mágica para conseguir transformar o que vejo, o que sinto, o que cheiro e o que absorvo aqui...em palavras. Afinal...isto, é África!
Saí do avião pelas 5h30 da manhã e depressa me apercebi que o que sentia nos pêlos dos braços, não era chuva mas sim humidade. Os pulmões passaram um pouco pela fase da cabeça debruçada numa panela a ferver com toalha à volta...quem teve asma sabe do que falo...até que se adaptaram ao confortável inspirar de quem fuma um cachimbo de água. O sol já estava a subir, ainda que devagarinho.
Chegados à alfândega, tudo decorreu sem stress (ou sem maca, como aqui se diz). Quando dei por mim, estava já de malas&bagagens num local azafamado, apesar da hora, nas ruas de Luanda, cheias de gente. Atravessei a estrada e liguei o botão do ON...havia consertado comigo mesmo que antes de abraçar este país, deveria saber tanto ou mais de como aqui viver, quanto os outros pulas que já cá estavam; Por isso li, perguntei, li, perguntei, li e perguntei!!! Imenso! ...então liguei o modo Angola, saber estar e viver.
Aconselho aos demais corajosos, loucos ou simplesmente distraídos que para cá estejam a pensar vir, a fazer o mesmo...ajuda, parece que somos da casa...
Então comecei a viver Angola!
Não quero com isto dizer nada de extraordinário...antes que retirem alguma ilação das minhas palavras sobre se isto é bom, mau, assustador, ou outro adjectivo que prefiram usar...mas ao fim de 3 dias, eu...estou apaixonado por Angola! Não é para todos...não, não é...e como se costuma dizer aqui, ou se ama, ou se odeia. Verdade!
Um detalhe que me saltou aos sentidos, foi o cheiro. É indescritível. O mais aproximado que consegui inventar para passar a mensagem foi, sem ainda assim achar que consigo transmitir o correcto, o momento em que entramos num carro novo, mas que esteve umas horas ao sol, numa praia sem sombra, 2 segundos após ligarmos o AC...ou seja, impossível descrever, muito menos de imaginar. E não, se me perguntarem, não é desagradável, antes pelo contrário.
Finalmente, ainda hoje, quero falar-vos da luz! Lembram-se certamente alguns, da realização do filme África Minha, com a maravilhosa Meryl Streep e o Robert Redford. Aí está! A luz! Não há igual!




...



Entretanto passaram-se 3 dias. Hoje e neste texto não vos falarei de mais. Estou cansado e estou em África! O tempo aqui passa ao contrário... A trabalhar, de repente, o dia passou...; Dedicados ao ócio, aqui, o tempo é longo...vou aproveitá-lo e desfrutar desta maravilha.
Amanhã, se a alma mo permitir, conto-vos mais...já experimentei alguns dos mitos que tanto assustam quem ouve falar nisto...afinal, os mitos têm de nascer de algumas verdades...mas não deixam de ser mitos.
Agora vou-me...aqui é África...estamos no Cacimbo...e é de noite...

1 comentário:

  1. Ola Joao
    tentei entrar em contato consigo pelo outlook mas nao consegui, sou uma possivel emigrante para Africa, e precisava muito de uma luz, ate porque sou muitooo asmatica, e tenho certos receios e duvidas
    Se me poder disponibilizar algum do seu tempo fico grata :)
    o meu email e o seguinte rakelitahapois@hotmail.com

    ResponderEliminar