sábado, 29 de setembro de 2012

Conduzir...sem GPS e aos poucos!



Ainda em Portugal procurei saber se no mercado online havia coisas tipo TomTom para Angola. Pois...sem alongar muito a história, vim sem ele! Há hábitos que nos deixam meios tótós. Devia existir um manual para estes sobre guiar no estrangeiro sem GPS. Se houver, comprem, nunca se sabe.
Nem mesmo o meu "dependable" Google Maps consegue matar as saudades daquela voz sensual que nos diz, vire à direita e dê a volta quando for possivel. Nada! Também não admira, aqui não há ordenamento rodoviário... - onde estás? onde reunimos?  - Pah..estou aqui perto do Skyna, naquela rua que sobe... - Ya, quando estiver a passar aí perto, ligo. E assim se anda. O importante é conhecer o terreno. Não há outra solução.
Desde que cheguei a Luanda que sou conduzido pelo chauffer. Com muita paciência, o Bastos leva-me a todo o lado! Até porque não há estacionamento, por isso ele deixa-me onde tenho que ir e vai dar voltas ao quarteirão. Assim decorrem os dias.
Quando cai a noite...tipo 18h30 (deste lado do mundo o sol escapa-se cedinho), o caso muda de figura. Sem Bastos, que foi para casa ter com a família, dependemos de nós próprios ou de uma amiga ou amigo que cá está há mais tempo. Ou seja, para não sermos os chatos que nunca trazem o carro e podem sempre beber, há que aprender depressa.
Às voltas por aí, vai-se aprendendo alguma coisa. Isto é, se esquecermos o trânsito alucinante do dia-a-dia, até nos achamos capazes.
Ao fim-de-semana, das duas uma, ou ficamos em casa, ou aventura-mo-nos! Foi o que fiz neste 1º sábado. De mochila na mala, carta de condução internacional no bolso e alguma determinação, pus-me ao volante. De salvaguardar que qualquer expatriado que leia estas palavras vai rir-se e gozar-me porque também passou por isto...
Orgulhosamente, recordei o caminho da marginal (Luanda) até Talatona...45 minutos. Cheguei sem enganos e sem percalços. Boa!
O dia foi passado estendido ao sol, na piscina de um condomínio onde mora uma amiga...segundo escaldão do ano.
No final do dia, era hora de voltar. E tudo correu bem até ao momento em que, distraidamente, deixei-me seguir para a Ilha de Luanda e não para a marginal...devia estar com uma vontade escondida de ir ao Tamariz curtir um sábado à noite alcoolicamente bem disposto. Enfim, dou a volta logo ali, pensei... Atento à primeira escapatória de inversão, porque para ali nunca tinha ido, segui  calmamente pela ilha. Finalmente, à esquerda, aí estava ela. E teria virado, não fosse uma mão de luva branca estendida no ar que me obrigou a estacionar...pumba, operação stop.


Há muitas histórias sobre os agentes da autoridade aqui em Luanda. Umas verdadeiras e outras...também.
- A sua carta de condução e documentos da viatura por favor.
- Boa tarde! Aqui está a carta...quanto aos documentos da viatura tem que me ajudar!
- ...?
- (abrindo o porta luvas) Pois...é isto?
- É isso! Tem o seguro?
- Deixe ver...tá aqui!
Após umas voltas à viatura, o agente entregou-me os documentos e a carta..."sem maca" (tradução - Sem problemas).
- Pode seguir!
- Olhe, dê-me uma ajuda, diga-me como posso dar a volta para trás. (porque a dita escapatória tinha ficado uns metros antes.
Com um sorriso de quem pensa "olha-me a lata deste", o agente olhou em redor...o que me fez entender que para virar, só no fim da ilha...oops.
Mas, logo a seguir.
- Vem para trás que eu tiro o cone do meio.
Assim fiz, e o agente calmamente caminhou atrás de mim enquanto eu fazia a manobra à retaguarda de reaproximação à escapatória.
- Obrigado! Gritei eu pela janela.
Amavelmente levantou a luva branca e apontou para a frente.
Rapidamente e após mais uma aventura (sim, porque já tive umas quantas aventuras com os agente da autoridade...mas disto falarei noutra altura), cheguei ao meu destino.
Conclusão, mesmo sem GPS, isto vai...



Sem comentários:

Enviar um comentário